Negócio de família torna-se negócio nacional




“Desde a década de 60, nossas famílias possuíam dois negócios, uma imobiliária e uma administradora condominial. Sempre soubemos que estes negócios possuíam uma familiaridade muito grande, e que ambos demandam uma alta variedade de serviços e produtos auxiliares para a gestão. Em 2022, começamos a oferecer um serviço necessário para condomínios, emitindo certificados digitais, e foi um sucesso. Foi aí que colocamos a mão na consciência, e diante da nossa extensa expertise no ramo, decidimos criar um grupo integrando os três negócios, com intuito de ampliar a oferta de serviços e gerar sinergia entre os negócios”.

Quem conta essa história é Pedro Xavier, engenheiro de produção da UFMG, pós graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, e sócio-proprietário do Grupo CASA. A novidade é que os diretores decidiram unir seus negócios e criar o Grupo Casa, um conglomerado que raia para incorporar serviços que atendam diferentes pessoas, empresas e condomínios de todo Brasil.
Além da Administradora Casa, que hoje é o carro chefe do grupo e preside a maior parte dos negócios, o Grupo incorpora outras duas empresas: Casa Imóveis e Casacert. Cada uma com seu público e oferecendo serviços e produtos distintos, porém, com uma similaridade enorme na finalidade.
“Passamos recentemente por uma fase de reinvenção. Reestruturamos nosso negócio, incorporamos serviços, criamos produtos, reorganizamos processos e sistemas, capacitamos nosso time e agora estamos preparados para tornar tudo isso materializado. É por isso que estamos lançando o Grupo Casa. Uma união de empresas que irá, sem dúvidas, ser um marco para um conjunto operacional que está na ativa desde 1965 e vem passando de geração a geração”, apresenta Pedro Xavier.
“Nossa meta é ser o melhor grupo especializado em soluções imobiliárias e condominiais, com objetivo de proporcionar uma gestão integrada e de excelência, oferecendo serviços abrangentes e sinérgicos, sempre visando entregar o máximo de qualidade e facilidade para toda a comunidade envolvida. Temos uma visão bem ambiciosa de expandir fronteiras em outros estados e estamos desenhando nosso planejamento de forma bem estratégica.”, argumenta Pedro Xavier.
Pedro conta que a Casacert é uma empresa que emite certificados digitais, demanda que surgiu para atender uma necessidade interna dos condomínios e que acabou tornando uma aposta até para pessoas físicas. “Todos os condomínios precisam de um certificado digital, então a Casacert surgiu a partir dessa demanda dos nossos clientes, porém não restringindo apenas a emissão de certificados aos condomínios (pessoa jurídica). Hoje emitimos certificado digital para qualquer tipo de cliente seja pessoa física ou jurídica, seja cliente da administradora, da imobiliária ou não”, explica.
Já a Casa Imóveis é uma empresa que trabalha com locações de imóveis. “A imobiliária foi o negócio precursor do grupo e, desde 1965, oferece ao locatário belo-horizontino opções de imóveis de diferentes padrões. O nosso primeiro cliente condominial, foi oriundo da imobiliária, e a partir daí tivemos um crescimento vertiginoso em ambos os negócios. O objetivo da nossa imobiliária é oferecer tanto ao locador quanto ao locatário uma assessoria bem próxima durante todo o processo que envolve uma locação, mediando com muita agilidade, conhecimento e proximidade.”, salienta o diretor da CASA Imóveis, Evandro Xavier.
Hoje, o Grupo CASA alcança a vida de cerca de 50 mil pessoas e está presente em habitações de Belo Horizonte e das cidades de sua região metropolitana, como Nova Lima, Sabará, Betim, Contagem, Lagoa Santa e outras. Com um público tão grande, o grupo fundamentou que vai do síndico ao morador, passando pelo locatário e até mesmo pelo funcionário do condomínio, o objetivo é interagir a base de clientes das diferentes atividades ofertadas por cada um dos negócios.
Porém, a perspectiva com o novo grupo é para planos mais ousados e, para o futuro, almeja encontrar clientes além das divisas de Minas Gerais. Desta forma, na avaliação societária, será possível um salto de 100% no número de condomínios atendidos, 60% em unidades alugadas, mais de 300% em certificados emitidos, e criação de diversos outros negócios auxiliares nos próximos 5 anos.
“Hoje temos três negócios distintos. A Administradora Casa faz administração de condomínios residenciais, comerciais, logísticos e mistos. Já a Casa Imóveis faz a locação de imóveis residenciais e comerciais; e a Casacert, é a empresa que emite certificado digital. Todas essas empresas possuem uma conexão. A Casa Imóveis e a Administradora Casa são do setor imobiliário, então existe essa sinergia entre clientes e a Casacert, apesar de não ser um setor imobiliário, atende demandas oriundas desse setor.”, lembra Pedro.
Contudo, a ideia do grupo é continuar expandindo os negócios com intuito de oferecer aos clientes relacionados a imóveis e condomínios as maiores facilidades possíveis. “O nosso grupo tem muita expertise no ramo imobiliário e condominial. Estamos sempre atentos às tendências desse mercado, e estrategicamente direcionados a incorporar ao nosso grupo, negócios congruentes que visam entregar facilidade de ponta a ponta ao nosso cliente.”, finaliza Pedro

Histórico
A CASA, extra-oficialmente, iniciou suas atividades em 1964, através de uma relação de parentesco entre os primos e fundadores Gilberto Xavier e Nicula Nahas, com finalidade de administrar imóveis, um serviço carente em Belo Horizonte na década de 60. Essa dupla, na sua boa visão de mercado, começou a perceber que a cidade crescia, e consequentemente a oferta de imóveis, bem como a quantidade de condomínios em Belo Horizonte também cresciam, e precisavam de alguém para cuidar deles. Daí a ideia de acolher esse público.
O pontapé aconteceu por conta da Lei Nº 4.591, de 16 de dezembro de 1964, a chamada Lei dos Condomínios que dispõe sobre o condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias. Neste contexto, surgiu certa complexidade no que diz respeito à administração condominial e, alinhado ao crescimento de Belo Horizonte, novos serviços começaram a ser exigidos pelos síndicos. Entre um pedido e outro, nasceu a Administradora Casa, em 1965.
Mais alguns anos e a modernidade começou a tomar conta do mercado. Nas décadas de 80 e 90, por exemplo, o mundo começou a se atualizar e incorporar funções tecnológicas para setores que ainda não exigiam tanta tecnologia. As empresas de Gilberto e Nicula acompanharam esse cenário e acabaram sempre investindo em conhecimento e em meios mais tecnológicos, tornando-se cada vez mais digital.
Ao longo dos anos, sempre prezando pela inovação e qualidade, a empresa se profissionalizou cada vez mais, e hoje, com a gestão já na terceira geração da família, a empresa se prepara para mais um salto: o lançamento do grupo e a corrida por mercado em outros estados brasileiros.

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